O arquiteto David Adjaye foi eleito o vencedor do Prêmio Eugene McDermott de Artes 2016 promovido pelo MIT, que homenageia "indivíduos cuja trajetória artística aponta para as mais altas distinções em seus campos, continuando a produzir trabalhos inspiradores pelos próximos anos." O prêmio consiste em US$ 100 mil além de uma residência artística no MIT em 2016. Durante este período, Adjaye participará de quatro eventos públicos, incluindo apresentações e simpósios.
"Em minha carreira busquei cruzar plataformas criativas, colaborar com artistas e designers de diferentes disciplinas e focar no discurso criativo que envolve o ato de produzir coisas. Acredito que é este diálogo - a interseção cultural - que nos move para frente, gera novas possibilidades e cria coisas grandiosas", disse Adjaye. "O Prêmio Eugene McDermott de Artes do MIT defende, há muito tempo, este mesmo princípio, e é por esta razão que estou extremamente honrado por ter sido nomeado este ano."
Nascido na Tanzânia de pais ganeses, "as influências de Adjaye variam de arte, música e ciência contemporâneas a expressões artísticas africanas e a vida urbana das cidades." Em 2000 fundou seu próprio escritórios, Adjaye Associates, conhecido por projetos como o Peace Center em Oslo e o centro de exposições e pesquisa Rivington Place em Londres.
Adjaye receberá o prêmio em uma cerimônia de gala que acontecerá no dia 29 de março de 2016. Entre os profissionais que já foram premiados com a honraria estão Olafur Eliasson, Santiago Calatrava, Diller + Scofidio, e I.M. Pei.